Avançar para o conteúdo principal

Pirraça, o bar!


   

  As cidades têm lugares marcantes: pode ser uma praça, um lago, um bosque, uma construção antiga, um grande arranha-céu ou, então, um bar. Em Anápolis, este lugar especial se chamava Pirraça. O bar funcionou por mais de 20 anos na esquina da Praça Dom Emanuel, no Bairro Jundiaí, tendo à frente o Seu Ronaldo, Dona Beth e os filhos: Ronaldo, Rogério, Renato e Lílian. Foram mais de duas décadas, muitas amizades e histórias.
   O Pirraça tinha um charme: as árvores que faziam sombra na parte da frente onde ficam as mesas, dentro de uma espécie de cercadinho. Havia um é de caju, um de abacate e uma mangueira frondosa. Vez por outra, o abacateiro e o pé de manga “presenteavam” os fregueses com as frutas que despencavam lá de cima. Por sorte, ninguém nunca se machucou. Ainda bem que não tinha jaca.
Mas, o Pirraça tinha também algumas figuras ímpares, como os garçons Itamar e Baiano.   O primeiro com uma cara mais séria, e o baiano, mais sorridente e experiente e que, segundo alguns, gostava de esticar a orelha para ouvir um pouco de conversa alheia e de fazer piadinhas. Um gentleman, na sua simplicidade.
   O Pirraça tinha também aqueles fregueses bem peculiares, que se sentavam à mesma mesa e faziam, sempre, os mesmos pedidos. Os casais de namorados que chegavam quando o bar já estava quase fechando. Ficavam por ali nuns amassos, pediam uma cerveja e deixavam o tempo rolar. Era preciso, nesses casos, usar a tática de encostar as mesas para dar um “desconfiômetro”. Afinal, a madrugada trazia consigo o cansaço.
   Quem está do outro lado não vê o trabalho que é manter uma estrutura como um bar. Muita coisa começa a ser feita bem cedo para que a noite tudo esteja pronto para os clientes. Dona Beth que o diga com o preparo dos tira-gostos, aliás, uma marca registrada no Pirraça, assim como o choppe da Brahma, tirado bem gelado e com colarinho em tulipas personalizadas da marca.
   Outra coisa legal é que o Pirraça ficava na região do “agito” da cidade. Carros e motos iam e vinham o tempo todo fazendo voltas na Praça Dom Emanuel. Tinha a turma que gostava de dar cavalo-de-pau com os veículos; os motoqueiros que, de vez em quando, colocavam as garotas para andar de topless na garupa com capacete. O que, aliás, gerava grande alvoroço. Muita gente ia para a porta do Pirraça para sentar na cerca e ver a movimentação. O que dava trabalho para o Seu Ronaldo. Mas, dentro do bar, era tranquilo e dava para curtir as tardes de domingo na cidade.
   Eu tive a oportunidade de curtir o Pirraça, de algumas formas. Já explico: gostava de ir no domingo, no final da manhã, quando abria. Ali, dava para curtir a sombra das árvores tomando um choppe ou uma cerveja e ler um jornal. À noite, nos dias de semana, junto com o Ronaldo, o filho mais velho, tínhamos uma diversão atípica, que era fazer Palavra Cruzada. Algumas vezes, apostávamos a cerveja da rodada, quem terminasse mais cedo de completar tudo sem deixar nenhum quadro sem preencher, não pagava. De qualquer forma, era sempre muito bom e divertido.
   Algumas vezes, rolava algumas brigas no Pirraça. Uma vez, segundo contam, viram o Pelezinho - que de vez em quando aparecia tocando a sua guitarra imaginária e agitando nas mesas - voando cerca afora. Outra vez, teve uma briga na porta do estabelecimento. A confusão foi tanta, que ninguém sabia quem estava do lado de quem e, pior, qual era o motivo da briga. Mas, em 20 anos, nada de grave ocorreu, por que ali era um ambiente família, uma casa de se cultivar amizades, algumas passageiras e, outras, duradouras. E isso ficou marcado, gravado na história do lugar e na memória das pessoas que ali frequentavam.
   As histórias do Pirraça, certamente, dariam para preencher um livro. Muitos fatos, muitas pessoas, diversos momentos bons. Eu, particularmente, tive o privilégio de gozar da amizade dos “Pirraças”. E, mais do que isso, tive a benção de me encontrar com a minha “alma gêmea”, Lílian, depois de muitos anos passados do fechamento do Pirraça. E, hoje, casados, temos essas boas lembranças a compartilhar.
   Se tivesse de dar um nome ao livro, o chamaria de “Pirraça, o bar de Anápolis que nunca fecha em nossos corações!”

Comentários

  1. Faltou contar a história da minha lente de contato rígida que caiu no meio daquela brita de mesma cor da lente. E o Ricardo, ainda namorado, bêbado, de gatão, procurando. Encontrou e sem nenhum arranhão. Coloquei de volta nos olhos e voltei a enxergar o colorido dos dias da nossa adolescência. Bons tempos, boas lembranças. Parabéns e obrigada pelo texto.

    ResponderEliminar
  2. Morei em Anápolis de 1978 a 1990. Nesta praça me lembro do bar do João Taioba e do Isac(não se se a grafia é esta).

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

    Henrique Santillo: o legado de um político que não se esgota   Claudius Brito- Matéria publicada no Jornal/Portal CONTEXTO- Não é exagero dizer que Henrique Santillo foi um dos políticos da melhor envergadura que não só Anápolis e Goiás tiveram, mas o Brasil. Não, apenas, pelo fato de ter ocupado vários cargos públicos, nos níveis municipal, estadual e federal. Mas, sobretudo, pela humildade, o zelo com a coisa pública e com a honestidade, que o marcaram numa trajetória que merece um lugar especial nos livros de história. Até hoje, ainda surge muita coisa do legado deixado por Henrique Santillo, que faleceu no dia 25 de junho de 2002, portanto, há 20 anos. Há poucos dias, uma campanha de resgate à história, realizada pela Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), trouxe à tona uma de muitas ações que marcaram a carreira de Henrique Santillo e que pouca gente conhece. A sua visão e participação num momento importante para Goiás, que foi a divisão do Estado, com o desmembra

Eventos marcam celebração dos 112 anos de Anápolis

Neste mês de julho, Anápolis comemora 112 anos de emancipação político-administrativa. Desde o último 02/07, a Prefeitura de Anápolis iniciou a programação oficial com o lançamento dos programas Graduação e Integração e a retomada das obras da Unidade Básica de Saúde do Leblon. Nesta terça-feira, 09/07, o calendário festivo tem sequência com a assinatura da ordem de serviço para a construção da UPA Norte. O evento será às 18 horas. Na quarta-feira, 10, será entregue a Praça São Sebastião, no bairro de mesmo nome, na Rua Paraguai, às 19 horas e, na quinta-feira, 11, o Prefeito Roberto Naves estará fazendo a retomada das obras de construção da Unidade de Saúde Vila Norte, às 18 horas. No dia 17, a programação prevê a inauguração da Central Especializada em Distribuição de Medicamentos, às 18 horas. No dia 18, a Prefeitura entrega dois equipamentos de saúde, um mamógrafo de 64 canais e três aparelhos de raio-x digital. Os eventos serão às 8 horas e 9 horas, respectivamente. Já