Avançar para o conteúdo principal

 

Henrique Santillo: o legado de um político que não se esgota

 Claudius Brito- Matéria publicada no Jornal/Portal CONTEXTO- Não é exagero dizer que Henrique Santillo foi um dos políticos da melhor envergadura que não só Anápolis e Goiás tiveram, mas o Brasil.

Não, apenas, pelo fato de ter ocupado vários cargos públicos, nos níveis municipal, estadual e federal. Mas, sobretudo, pela humildade, o zelo com a coisa pública e com a honestidade, que o marcaram numa trajetória que merece um lugar especial nos livros de história.

Até hoje, ainda surge muita coisa do legado deixado por Henrique Santillo, que faleceu no dia 25 de junho de 2002, portanto, há 20 anos.

Há poucos dias, uma campanha de resgate à história, realizada pela Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), trouxe à tona uma de muitas ações que marcaram a carreira de Henrique Santillo e que pouca gente conhece. A sua visão e participação num momento importante para Goiás, que foi a divisão do Estado, com o desmembramento da região Norte, onde foi criado a mais nova unidade da federal, o Estado do Tocantins.

A publicação da Alego lembra que desmembramento da região Norte de Goiás e criação do estado do Tocantins deu-se, de forma efetiva, a partir da Constituição de 1988. Contudo, o sonho emancipacionista tem raízes mais longas na história.

Em 1821, o representante da corte portuguesa na Comarca do Norte, Teotônio Segurado, chegou a proclamar o governo autônomo do Tocantins, mas com sua morte, em 1831, o movimento perdeu força.

Na primeira metade do século seguinte, o brigadeiro Lysias Augusto Rodrigues defendeu a revisão territorial do Brasil e a criação do território federal do Tocantins. Já em 1956, o juiz Feliciano Machado Braga, com grande apoio popular e das classes política e empresarial, lançou, em Porto Nacional, o 1º Manifesto à Nação pela Criação do Estado do Tocantins.

A partir de 1970, a bandeira da criação do novo estado ganha força no Congresso Nacional, com a eleição de José Wilson Siqueira Campos para a Câmara dos Deputados. Anos depois, Siqueira Campos se tornaria o primeiro governador do Tocantins.

Com o movimento fortalecido, as resistências iam sendo quebradas e, aos poucos, a ideia da divisão do estado de Goiás se cristalizou.

O então governador do estado à época, Henrique Santillo, curvou-se à vontade popular e declarou: "O povo nortense quer o estado do Tocantins. E o povo é o juiz supremo. Não há como contestá-lo".

Após a promulgação da Constituição Federal, em 1988, que sacramentou a criação do novo estado, os municípios que compunham o então Extremo Norte goiano passaram, oficialmente, para o Tocantins. Também foi assinado decreto para alterar o nome de algumas cidades. O termo "do Norte" foi substituído para "do Tocantins". Foi o caso das cidades de Miracema, Paraíso e Aurora, que passaram a se chamar Miracema do Tocantins, Paraíso do Tocantins e Aurora do Tocantins.

O Estado do Tocantins foi instalado oficialmente em 1º de janeiro de 1989, na cidade de Miracema do Tocantins, capital provisória. Os deputados, o governador e o vice-governador foram empossados na mesma data. Já os deputados federais e os senadores tomaram posse no Congresso Nacional em 1º de fevereiro de 1989. Em 1° de janeiro de 1990, a capital planejada, Palmas, passa a ser a capital definitiva do Tocantins. (Com informações da Alego)

No canto, à esquerda, Henrique Santillo aplaude Ulisses Guimarães, o “pai” da Constituição de 1988, junto a lideranças do PMDB de Goiás

 

Uma biografia sem retoques do político anapolino que brilhou em Goiás e no Brasil

Henrique Santillo nasceu na cidade de Ribeirão Preto, no ano de 1937. Filho de Virgínio Santillo e Elydia Maschietto Santillo, veio ainda criança para Anápolis, junto com os irmãos Adhemar e Romualdo. Trio que mais tarde ficou conhecido nacionalmente como os “Irmãos Coragem”, pela luta em prol da retomada da democracia pós-regime militar.

Henrique foi casado com Sônia Célia Santillo e pai de Elídia Célia, Sônia Míriam, Carla, Carlos Henrique e Virgínio Neto.

O menino Henrique, que trabalhou na banca do Mercado Municipal ao lado do pai, cursou o primário, o ginásio e o científico (nomenclaturas da época para os níveis de ensino) e, a partir dali, já começou a ensaiar os primeiros passos na política, no movimento estudantil.

No ano de 1963, graduou-se em medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais e retornou para Anápolis. Já com boa reputação profissional e com os olhos voltados a uma de suas paixões, a política, Henrique elegeu-se vereador, no ano de 1966. Três anos depois, o jovem Santillo foi eleito prefeito da cidade.

A partir de então, ascendeu à carreira política com os cargos de deputado estadual, senador e governador.

À frente do governo de Goiás teve atuação notória na área da saúde. Construiu 12 hospitais, entre eles o Hospital de Urgências de Goiânia (HUGO). Implantou o programa Agente Comunitário da Saúde e foi o primeiro governador a aderir ao Sistema Único de Saúde (SUS).

O trabalho foi reconhecido pela esfera federal. Santillo assumiu o Ministério da Saúde em 1993. Lá, idealizou e implantou o Programa Saúde da Família (PSF), trabalhou pela consolidação dos genéricos, lutou contra a indústria tabagista e conquistou o certificado de erradicação da poliomielite no território brasileiro.

Humilde, depois de deixar o Ministério, Santillo voltou à atender a população numa pequena unidade do PSF, que ajudou a criar, no Bairro Jandaia, na periferia da cidade.

Henrique Santillo atuou também na secretaria estadual de saúde e foi membro e presidente do Tribunal de Contas do Estado de Goiás.

Henrique Santillo foi velado e sepultado em Anápolis, com honras de chefe de Estado. Uma carreira marcante e que fez muitos seguidores, entre eles, um jovem da camisa azul, Marconi Perillo, que também teve uma carreira expressiva, passando pelos cargos de deputado estadual, deputado federal, senador e governador, por quatro mandatos.

Irmãos Coragem: Romualdo, Henrique e Adhemar Santillo. Fama veio da luta em prol da democracia no País


 


 

 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Pirraça, o bar!

      As cidades têm lugares marcantes: pode ser uma praça, um lago, um bosque, uma construção antiga, um grande arranha-céu ou, então, um bar. Em Anápolis, este lugar especial se chamava Pirraça. O bar funcionou por mais de 20 anos na esquina da Praça Dom Emanuel, no Bairro Jundiaí, tendo à frente o Seu Ronaldo, Dona Beth e os filhos: Ronaldo, Rogério, Renato e Lílian. Foram mais de duas décadas, muitas amizades e histórias.    O Pirraça tinha um charme: as árvores que faziam sombra na parte da frente onde ficam as mesas, dentro de uma espécie de cercadinho. Havia um é de caju, um de abacate e uma mangueira frondosa. Vez por outra, o abacateiro e o pé de manga “presenteavam” os fregueses com as frutas que despencavam lá de cima. Por sorte, ninguém nunca se machucou. Ainda bem que não tinha jaca. Mas, o Pirraça tinha também algumas figuras ímpares, como os garçons Itamar e Baiano.   O primeiro com uma cara mais séria, e o baiano, mais sorridente e experiente e que, seg

Eventos marcam celebração dos 112 anos de Anápolis

Neste mês de julho, Anápolis comemora 112 anos de emancipação político-administrativa. Desde o último 02/07, a Prefeitura de Anápolis iniciou a programação oficial com o lançamento dos programas Graduação e Integração e a retomada das obras da Unidade Básica de Saúde do Leblon. Nesta terça-feira, 09/07, o calendário festivo tem sequência com a assinatura da ordem de serviço para a construção da UPA Norte. O evento será às 18 horas. Na quarta-feira, 10, será entregue a Praça São Sebastião, no bairro de mesmo nome, na Rua Paraguai, às 19 horas e, na quinta-feira, 11, o Prefeito Roberto Naves estará fazendo a retomada das obras de construção da Unidade de Saúde Vila Norte, às 18 horas. No dia 17, a programação prevê a inauguração da Central Especializada em Distribuição de Medicamentos, às 18 horas. No dia 18, a Prefeitura entrega dois equipamentos de saúde, um mamógrafo de 64 canais e três aparelhos de raio-x digital. Os eventos serão às 8 horas e 9 horas, respectivamente. Já