Avançar para o conteúdo principal

O vovô de Anápolis!


Toda cidade tem os seus personagens que, anonimamente, dão ou deram a sua contribuição para a sociedade, seja no trabalho, seja de uma forma simples demonstrando seu amor pelo local onde mora, onde tem as suas raízes.

Em Anápolis, claro, não é diferente! Há muitos personagens anônimos que, de alguma forma, fazem parte de sua história. Ou, da nossa história de vida.

Me reporto à Praça das Mães, nosso endereço à época de criança e pré-adolescente. A praça é o local mais democrático que uma cidade pode ter, porque ela abriga pessoas de toda cor, de todo religião, de toda bandeira política. E, falando em bandeira, essa é a história que vai aqui ser reportada. Mas, não tem nada haver com política. Tem haver, com Anápolis.

E o personagem anônimo dessa história era um senhor de estatura baixa, cabelos lisos e um pouco anelado e muito, muito branco. Nunca soubemos qual era o seu nome. Assim, o apelidamos carinhosamente de “Vovô” e ele gostava da forma e como o tratávamos.

   Vovô, ao que sabemos, era um funcionário da Prefeitura. Ele morava na Rua Dr. Genserico, quase na esquina com a Xavier de Almeida, bem próximo aonde ficava o Cine Santa Maria, onde a gente ia ver os filmes em cartaz. Filmes do Bruce Lee e outros que não lembro o nome e não assistia, porque eram proibidos para menores.

   Mas, Vovô passava todos os dias cortando a Praça das Mães e, não me lembro um só dia de tê-lo visto sem estar com um sorriso aberto no rosto. Não era de muitas palavras. Algumas poucas vezes, o víamos com a sua esposa. Contudo, era uma figura carismática. E tinha muito amor pela sua cidade.

   Quando era véspera do aniversário de Anápolis, Vovô fazia a festa com a garotada da Praça das Mães, distribuindo bandeirinhas (como a que ilustra esta crônica). E era uma festa mesmo, todos queriam uma. Era como se fosse um troféu.

   Naquela época, era sagrado ir assistir ao desfile cívico-militar. A gente sentava na calçada da Avenida Goiás para ver os colégios desfilares. Havia uma disputa saudável entre as fanfarras do Couto Magalhães, do Colégio Estadual José Ludovico de Almeida e do Colégio São Francisco. Um momento cívico importante, de reverenciar a nossa cidade. E nós coloríamos ainda mais aqueles momentos com as bandeirinhas dadas pelo Vovô de Anápolis.

   Onde quer que o Vovô esteja, ele está sendo lembrado com muito carinho, retribuindo aos seus gestos ao amor que ele tinha com todos e com a sua cidade. O que faz dele, também, um dos heróis anapolinos. Não importa se ficou anônimo. O que vale é o que ficou para ser lembrado e contado.

   E, com essa crônica, parabenizo Anápolis pelos seus 113 anos!

   Meu amigo e colega jornalista Nilton Pereira que, como poucos, conhece os personagens de Anápolis, dá uma contribuição valiosa ao blog.  Segue:

    "O Vovô de Anápolis a quem você se refere era o filantropo Moacyr Romeu da Costa (tem uma escola Municipal com o nome dele no Jardim Calixto). Era servidor público municipal, líder maçônico (grau 33) fundador do Lar São Francisco, ligado ao antigo Leprosário.  De fato, morava na contraesquina da Xavier de Almeida com a Doutor Genserico. Na esquina era a empresa Baterias do Luiz. Depois Seu Moacyr vendeu o imóvel e comprou uma casa no Andracel, onde faleceu alguns anos depois.

Comentários

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

    Henrique Santillo: o legado de um político que não se esgota   Claudius Brito- Matéria publicada no Jornal/Portal CONTEXTO- Não é exagero dizer que Henrique Santillo foi um dos políticos da melhor envergadura que não só Anápolis e Goiás tiveram, mas o Brasil. Não, apenas, pelo fato de ter ocupado vários cargos públicos, nos níveis municipal, estadual e federal. Mas, sobretudo, pela humildade, o zelo com a coisa pública e com a honestidade, que o marcaram numa trajetória que merece um lugar especial nos livros de história. Até hoje, ainda surge muita coisa do legado deixado por Henrique Santillo, que faleceu no dia 25 de junho de 2002, portanto, há 20 anos. Há poucos dias, uma campanha de resgate à história, realizada pela Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), trouxe à tona uma de muitas ações que marcaram a carreira de Henrique Santillo e que pouca gente conhece. A sua visão e participação num momento importante para Goiás, que foi a divisão do Estado, com o desmembra

Pirraça, o bar!

      As cidades têm lugares marcantes: pode ser uma praça, um lago, um bosque, uma construção antiga, um grande arranha-céu ou, então, um bar. Em Anápolis, este lugar especial se chamava Pirraça. O bar funcionou por mais de 20 anos na esquina da Praça Dom Emanuel, no Bairro Jundiaí, tendo à frente o Seu Ronaldo, Dona Beth e os filhos: Ronaldo, Rogério, Renato e Lílian. Foram mais de duas décadas, muitas amizades e histórias.    O Pirraça tinha um charme: as árvores que faziam sombra na parte da frente onde ficam as mesas, dentro de uma espécie de cercadinho. Havia um é de caju, um de abacate e uma mangueira frondosa. Vez por outra, o abacateiro e o pé de manga “presenteavam” os fregueses com as frutas que despencavam lá de cima. Por sorte, ninguém nunca se machucou. Ainda bem que não tinha jaca. Mas, o Pirraça tinha também algumas figuras ímpares, como os garçons Itamar e Baiano.   O primeiro com uma cara mais séria, e o baiano, mais sorridente e experiente e que, seg

Eventos marcam celebração dos 112 anos de Anápolis

Neste mês de julho, Anápolis comemora 112 anos de emancipação político-administrativa. Desde o último 02/07, a Prefeitura de Anápolis iniciou a programação oficial com o lançamento dos programas Graduação e Integração e a retomada das obras da Unidade Básica de Saúde do Leblon. Nesta terça-feira, 09/07, o calendário festivo tem sequência com a assinatura da ordem de serviço para a construção da UPA Norte. O evento será às 18 horas. Na quarta-feira, 10, será entregue a Praça São Sebastião, no bairro de mesmo nome, na Rua Paraguai, às 19 horas e, na quinta-feira, 11, o Prefeito Roberto Naves estará fazendo a retomada das obras de construção da Unidade de Saúde Vila Norte, às 18 horas. No dia 17, a programação prevê a inauguração da Central Especializada em Distribuição de Medicamentos, às 18 horas. No dia 18, a Prefeitura entrega dois equipamentos de saúde, um mamógrafo de 64 canais e três aparelhos de raio-x digital. Os eventos serão às 8 horas e 9 horas, respectivamente. Já