Avançar para o conteúdo principal

Eventos marcam celebração dos 112 anos de Anápolis




Neste mês de julho, Anápolis comemora 112 anos de emancipação político-administrativa. Desde o último 02/07, a Prefeitura de Anápolis iniciou a programação oficial com o lançamento dos programas Graduação e Integração e a retomada das obras da Unidade Básica de Saúde do Leblon.
Nesta terça-feira, 09/07, o calendário festivo tem sequência com a assinatura da ordem de serviço para a construção da UPA Norte. O evento será às 18 horas. Na quarta-feira, 10, será entregue a Praça São Sebastião, no bairro de mesmo nome, na Rua Paraguai, às 19 horas e, na quinta-feira, 11, o Prefeito Roberto Naves estará fazendo a retomada das obras de construção da Unidade de Saúde Vila Norte, às 18 horas.
No dia 17, a programação prevê a inauguração da Central Especializada em Distribuição de Medicamentos, às 18 horas. No dia 18, a Prefeitura entrega dois equipamentos de saúde, um mamógrafo de 64 canais e três aparelhos de raio-x digital. Os eventos serão às 8 horas e 9 horas, respectivamente. Já no dia 19, será a reinauguração do Feirão Coberto do Bairro de Lourdes, às 18 horas. No dia 20, acontecerá o tradicional Arraiá do ISSA, a partir das 16 horas, e, às 18 horas, está prevista a entrega do Feirão do Reny Cury.
Nos dias 22 e 23, serão entregues os Centros Municipais de Educação Infantil dos setores Santo Antônio e Pedro Ludovico. As respectivas solenidades estão previstas para às 8 horas. No dia 22, em horário a ser confirmado, a Prefeitura entrega a iluminação de LED na região do Munir Calixto.
Um dos pontos altos das festividades, a entrega da Comenda “Gomes de Souza Ramos” está prevista para ocorrer às 19h30 do dia 23, no Teatro São Francisco. A comenda é a mais alta honraria concedida pelo Município, para pessoas que contribuem com o desenvolvimento de Anápolis.
No dia 24, o Prefeito Roberto Naves estará entregando à pulação anapolina a UPA de perfil pediátrica, uma iniciativa pioneira do município na região Centro-Oeste. No dia 26, o calendário marca a passagem do Dia da Padroeira de Anápolis - Sant´Ana -a ser comemorado com vários eventos da Igreja Católica. No dia 27, às 19 horas, acontecerá a entrega da Praça Flamboyant.
No dia 28, a festa de aniversário tem uma programação esportiva especial: a Mini-Maratona 31 de Julho. A largada será em frente ao Ginásio Internacional “Newton de Faria”, às 8 horas. No dia 29, a programação prevê a entrega de melhorias na Praça Americano do Brasil.
Já dia 30, um dos pontos altos da programação ficará por conta da abertura do Arraiana que, nesta segunda edição, terá entre as principais atrações: Chitãozinho e Xororó, Matheus e Kauan, Fernandinho, Padre Alessandro e Fernando e Sorocaba.
No dia do aniversário, 31, a festa será aberta às 8 horas com o tradicional desfile cívico-militar na Avenida Goiás. E, à noite tem mais Arraiana, com a programação se estendendo até o dia 03 de agosto. (Foto: José Carlos Potenciano)

Resumo da programação

09/07 – Ordem de Serviço da UPA Norte
10/07 – Entrega da Praça São Sebastião
11/07 – Retomada das obras Unidade de Saúde Vila Norte
17/07 – Entrega da Central de Medicamentos
18/07 – Entrega mamógrafos e aparelhos raio-x
19/07 – Reinauguração do Feirão do Bairro de Lourdes
20/07 – Arraiá do ISSA
20/07 – Entrega do Feirão do Reny Cury
22/07 – Entrega do CMEI Santo Antônio
23/07 – Entrega do CMEI Pedro Ludovico
23/07 – Entrega da Comenda “Gomes de Souza Ramos”
24/07 – Inauguração da UPA Pediátrica
26/07 – Dia da Padroeira – Sant`Ana
27/07- Entrega da Praça do Flamboyant
28/07 – Mini Maratona 31 de Julho
29/07 – Entrega de melhorias na Praça Americano do Brasil
30-31/07 - Arraiana
31/07 – Desfile Cívico-Militar
01-02-03/08 - Arraiana

Comentários

Mensagens populares deste blogue

    Henrique Santillo: o legado de um político que não se esgota   Claudius Brito- Matéria publicada no Jornal/Portal CONTEXTO- Não é exagero dizer que Henrique Santillo foi um dos políticos da melhor envergadura que não só Anápolis e Goiás tiveram, mas o Brasil. Não, apenas, pelo fato de ter ocupado vários cargos públicos, nos níveis municipal, estadual e federal. Mas, sobretudo, pela humildade, o zelo com a coisa pública e com a honestidade, que o marcaram numa trajetória que merece um lugar especial nos livros de história. Até hoje, ainda surge muita coisa do legado deixado por Henrique Santillo, que faleceu no dia 25 de junho de 2002, portanto, há 20 anos. Há poucos dias, uma campanha de resgate à história, realizada pela Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), trouxe à tona uma de muitas ações que marcaram a carreira de Henrique Santillo e que pouca gente conhece. A sua visão e participação num momento importante para Goiás, que foi a divisão do Estado, c...
  Do Líbano para Anápolis, uma viagem na história de Mounir Naoum   Claudius Brito- Especial para o Jornal CONTEXTO- No final da tarde da última terça-feira, 22/03, as portas da conhecida mansão da Avenida Maranhão, no Bairro Jundiaí, foram abertas. Para muitos, impressionou a beleza do lugar, a arquitetura, o verde.   Mas, de fato, a real beleza do lugar estava no lado dentro: um homem sentado num sofá, sorriso aberto e braços estendidos para quem chegasse para cumprimentá-lo. No alto dos seus mais de 90 anos de idade, humilde, lúcido e fraterno, ninguém menos que uma das principais personalidades da história de Anápolis, o empresário Mounir Naoum recebeu familiares, a imprensa e uma verdadeira legião de fervorosos amigos para o lançamento do livro: “Mounir Naoum - Do Líbano ao Centro-Oeste do Brasil”. Uma a uma, as pessoas que chegaram faziam questão de um abraço, uma pose para a foto. Devido às limitações da idade, ele não discursou no evento. Coube a Mou...

A praça era do povo I

Praça das Mães, número 163. Este foi, por algumas décadas, o nosso endereço. Meus pais - Edésio e Consuelo - eu, que lá cheguei ainda bebê, e os irmãos: Rosa, Márcio, Conceição, Alberto, Ailton e José (e, também, o Ismael), dividíamos os cômodos da casa, além da parentada que vinha de longe se hospedar, sobretudo, quando faziam algum tipo de tratamento nos hospitais da cidade. A nossa movimentada casa ficava na esquina de um logradouros que, à época, era considerado um dos principais cartões postais de Anápolis: a Praça das Mães. Um ponto de encontro da garotada, dos casais de namorados, das famílias. Ali, sempre havia alguém de manhã, à tarde ou à noite. Não havia medo. De fato, a praça era do povo! Havia muito espaço na Praça, calçadas de pedras, muita grama, coqueiros e pequenos jardins com muitas margaridas brancas. O gramado era cuidado com esmero por um “vigia” conhecido pelo apelido de “Pára-raio”. Justificava-se este apelido, pela velocidade que ele empreendia quand...