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A revitalização do Centro do Anápolis




Fenômeno que ocorre em várias cidades brasileiras de médio e grande porte, a decadência da região central é um tema que deve estar na ordem do dia dos gestores públicos e da população de uma maneira em geral. Em Anápolis, não dá para dizer que a região central está passando por esse processo. Mas, certamente, já houve tempos melhores. Porém, isso faz parte da dinâmica das cidades, uma vez que ela tende a se espalhar devido ao crescimento populacional.
O Município possui bairros que, hoje, são verdadeiras cidades, como é o caso do Jundiaí e da chamada Grande Jaiara, onde as pessoas não precisam se deslocar ao centro para ir a um banco, tratar da saúde, fazer compras, enfim, suprir as necessidades que as famílias têm no dia-a-dia.
Contudo, é importante pensar na região central, porque, pode-se dizer, ela é o “coração” da cidade. E este pensar deve ser uma responsabilidade compartilhada entre moradores, comerciantes, poder público.
No caso de Anápolis, há que se ressaltar que a cidade não nasceu planejada. Muitas ruas são estreitas, as calçadas são disformes e muitos prédios são antigos, alguns, relegados ao abandono ou então, viraram mercadoria de especulação imobiliária.
A revitalização do centro passa pela organização do comércio ambulante; pelo investimento dos comerciantes nas fachadas dos seus estabelecimentos; pela educação da população em manter limpo e funcionando os equipamentos públicos; pela questão da segurança pública. Soma-se a tudo isso, a necessidade de criar espaços e ações de entretenimento e lazer nas praças, no mercado central, no antigo prédio da estação ferroviária e até mesmo dentro do terminal de ônibus, onde as pessoas andam quase sempre agitadas.
   Revigorar o centro, embora seja um desafio complexo, é isso aí: um somatório de esforços. Ou seja, é um trabalho de todos, voltado para um mesmo objetivo: cuidar dessa “vitrine” de Anápolis e mantê-la cada vez mais bonita e atrativa. Vamos pensar! 
(Editorial publicado no Jornal Contexto, Edição 726)






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