Avançar para o conteúdo principal

Um certo Capitão Waldyr




Nascido no Rio de Janeiro, em 12 de julho de 1917, filho de Pedro O’Dwyer e Guiomar Paiva O’Dwyer, o menino Waldyr O´Dwyer nasceu predestinado a assumir o papel de líder. E, ainda jovem, assumiu o desafio de entrar para o Exército Brasileiro. Chegou à patente de capitão e, hoje, é um dos poucos remanescentes dos pracinhas que integraram a Força Expedicionária Brasileira (FEB), que atuou nos campos de batalha da Itália, na Segunda Guerra Mundial.
Depois de retornar da guerra, o 6º. Batalhão de Caçadores - que era sediado em Santos (SP) - recebeu a ordem de retornar à sua sede, no município de Ipameri, na região da Estrada de Ferro/Sudoeste Goiano, com o oficial Waldyr O’ Dwyer no comando da tropa. A chegada deu-se no dia 21 de abril de 1946 e, naquele mesmo dia, ele conheceu a jovem Hertha Layser, com a qual se casou naquele mesmo ano.
A convite do sogro, o empresário Gustavo Layser, O’ Dwyer assumiu uma das diretorias das Indústrias Reunidas Santa Cruz, que era constituída por um complexo industrial de charqueada, curtume e fábrica de calçados, além de um haras.
“Minha atuação era mais ligada à parte de agricultura e ao Haras Santa Cruz, que tinha uma criação de cavalos puro sangue e fazíamos o melhoramento do rebanho da região. Tínhamos ali também a missão de cuidar da remonta para o exército e o Jóquei Clube de Ipameri, que participava de competições e havia, na época, muita disputa com a cidade de Paracatu, no estado vizinho de Minas Gerais”.
Em função dos compromissos empresariais assumidos, Waldyr O’ Dwyer, solicitou a dispensa do serviço ativo do Exército, passando à reserva não remunerada e, em seguida, sendo promovido à patente de capitão.
O comércio de charque apresentava dificuldades por causa da energia elétrica e, principalmente, o transporte, que eram incipientes. Surgiu, então, a ideia de um grupo de São Paulo, para que fosse comercializados alguns produtos especiais derivados da carne, porque o charque possuía baixo valor agregado. E, diante o desafio, surgiu uma outra ideia: a de se construir, na região, a primeira câmara frigorífica. Faltava a questão do transporte. Para isso, foi celebrada uma parceria com uma pequena empresa de aviação de São Paulo, utilizando a pista que havia para pousos e decolagens das aeronaves do Correio Aéreo Nacional. Era praticamente uma aventura, mas deu certo.
Com o tempo, foi cessado o transporte aéreo e a empresa viu-se obrigada a interromper o comércio com São Paulo. Entretanto, em 1959, surgiu uma nova oportunidade.
 Waldyr O´Dwyer foi convidado a assumir o primeiro frigorífico de Goiás, construído em Anápolis e que tinha como sócio majoritário, à época, o Governo do Estado. Desafio aceito, em 1960 as atividades foram iniciadas com algumas dificuldades. Mesmo assim, foi possível realizar progressos, como a instalação de duas câmaras frigoríficas.
“Assim, começamos a fornecer carnes resfriadas para Brasília, antes de a capital do País ser inaugurada”.
Uma passagem interessante ocorreu naquele período: o presidente da Novacap, Israel Pinheiro, que era responsável pelas obras de Brasília, ficou entusiasmado com o projeto e forneceu um terreno na Avenida W3, onde surgiu a primeira casa de carnes. E, numa certa ocasião, Israel Pinheiro apareceu ao local com ninguém menos que o presidente Juscelino Kubistchek, que de maneira muito amável, abraçou O´Dwyer o cumprimentando pelos feitos.
Mas a história não parou por aí. Com o sucesso dos negócios, foi adquirido o Frigorífico Martingo, que na época tinha um maquinário mais moderno e uma bela fazenda no caminho para Trindade. Logo depois, surgiu a proposta de um grupo grande de São Paulo que tinha um projeto para construir um frigorífico destinado à exportação de carnes para a Europa. O´Dwyer fez a parceria, mas os outros sócios não acreditaram e preferiram vender as ações. O negócio fluiu, mas daí veio um contratempo: o Brasil, repentinamente, passou da condição de exportador para importador. Depois de uma fase difícil, onde o governo passou a intervir nos frigoríficos sob o pretexto do “milagre brasileiro” para combater a inflação galopante da época, veio a oportunidade de negociar as ações do frigorífico.
A essa altura, com larga visão empreendedora, o empresário capitão Waldyr O´Dwyer já trabalhava para trazer para Anápolis uma concessionária da Mercedes Benz-Toyota. A Anadiesel foi fundada e constituída em 1963 e é o local de trabalho do guerreiro Waldyr O´Dwyer.
Com a mesma garra, motivação e paixão pelo que faz, capitão Waldyr entrou para o classismo. Diretor da Fieg, juntamente com o presidente da entidade, Paulo Afonso Ferreira, ajudou a implantar em Anápolis o primeiro núcleo regional. No Rotary Clube, é um dos sócios mais antigos em atividade, com mais de 70 anos de serviços prestados ao voluntariado. Também no classismo, foi um dos fundadores e o primeiro presidente do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Anápolis (Simmea), cargo que ocupou por cinco mandatos consecutivos, de 1977 até 1991.
Detentor de dezenas honrarias, Capitão Waldyr é um ícone da industrialização de Goiás. Um líder que merece todas as reverências, pela folha de serviços prestados nas diversas áreas em que atual, em especial, na Fieg Regional de Anápolis, a “menina dos seus olhos”.

(Texto original do livro: “Fieg Regional Anápolis – Uma história de lutas”- Claudius Brito/Mariana Oliveira – 2015)

Comentários

Mensagens populares deste blogue

    Henrique Santillo: o legado de um político que não se esgota   Claudius Brito- Matéria publicada no Jornal/Portal CONTEXTO- Não é exagero dizer que Henrique Santillo foi um dos políticos da melhor envergadura que não só Anápolis e Goiás tiveram, mas o Brasil. Não, apenas, pelo fato de ter ocupado vários cargos públicos, nos níveis municipal, estadual e federal. Mas, sobretudo, pela humildade, o zelo com a coisa pública e com a honestidade, que o marcaram numa trajetória que merece um lugar especial nos livros de história. Até hoje, ainda surge muita coisa do legado deixado por Henrique Santillo, que faleceu no dia 25 de junho de 2002, portanto, há 20 anos. Há poucos dias, uma campanha de resgate à história, realizada pela Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), trouxe à tona uma de muitas ações que marcaram a carreira de Henrique Santillo e que pouca gente conhece. A sua visão e participação num momento importante para Goiás, que foi a divisão do Estado, com o desmembra

Pirraça, o bar!

      As cidades têm lugares marcantes: pode ser uma praça, um lago, um bosque, uma construção antiga, um grande arranha-céu ou, então, um bar. Em Anápolis, este lugar especial se chamava Pirraça. O bar funcionou por mais de 20 anos na esquina da Praça Dom Emanuel, no Bairro Jundiaí, tendo à frente o Seu Ronaldo, Dona Beth e os filhos: Ronaldo, Rogério, Renato e Lílian. Foram mais de duas décadas, muitas amizades e histórias.    O Pirraça tinha um charme: as árvores que faziam sombra na parte da frente onde ficam as mesas, dentro de uma espécie de cercadinho. Havia um é de caju, um de abacate e uma mangueira frondosa. Vez por outra, o abacateiro e o pé de manga “presenteavam” os fregueses com as frutas que despencavam lá de cima. Por sorte, ninguém nunca se machucou. Ainda bem que não tinha jaca. Mas, o Pirraça tinha também algumas figuras ímpares, como os garçons Itamar e Baiano.   O primeiro com uma cara mais séria, e o baiano, mais sorridente e experiente e que, seg

Eventos marcam celebração dos 112 anos de Anápolis

Neste mês de julho, Anápolis comemora 112 anos de emancipação político-administrativa. Desde o último 02/07, a Prefeitura de Anápolis iniciou a programação oficial com o lançamento dos programas Graduação e Integração e a retomada das obras da Unidade Básica de Saúde do Leblon. Nesta terça-feira, 09/07, o calendário festivo tem sequência com a assinatura da ordem de serviço para a construção da UPA Norte. O evento será às 18 horas. Na quarta-feira, 10, será entregue a Praça São Sebastião, no bairro de mesmo nome, na Rua Paraguai, às 19 horas e, na quinta-feira, 11, o Prefeito Roberto Naves estará fazendo a retomada das obras de construção da Unidade de Saúde Vila Norte, às 18 horas. No dia 17, a programação prevê a inauguração da Central Especializada em Distribuição de Medicamentos, às 18 horas. No dia 18, a Prefeitura entrega dois equipamentos de saúde, um mamógrafo de 64 canais e três aparelhos de raio-x digital. Os eventos serão às 8 horas e 9 horas, respectivamente. Já