Avançar para o conteúdo principal

A Previdência de Bolsonaro




A reforma da Previdência era para ser uma “turbina” do Governo Bolsonaro. Ao que tudo sinalizava e, devido à sua relevância, a reforma parecia não ter barreiras pela frente. Não foi o que aconteceu. Houve derrapadas na articulação política e, claro, percebendo a abertura, setores políticos não alinhados ao Governo deflagraram uma espécie de “operação tartaruga” e isso, consequentemente, trouxe e traz dificuldades, morosidade e desgastes.
Porém, era previsível que uma reforma dessa natureza não passaria assim tão fácil. Infelizmente, o que não poderia acontecer é o que está acontecendo, ou seja, a reforma acabou se transformando em um campo de batalha político, onde os atores envolvidos querem demonstrar força.
Talvez a falha tenha ocorrido lá atrás, antes mesmo de a proposta ser encaminhada para a Câmara Federal, através de uma conversa boa e franca com aliados e não aliados, mostrando claramente a realidade, os números e a necessidade da reforma, para que o sistema que cuida das aposentadorias, pensões e benefícios dos brasileiros não venha a entrar em colapso num futuro breve, com impactos imensuráveis para a economia do País de uma maneira em geral.
Até agora, tem sido notório que há uma queda de braço entre os poderes – Legislativo e Executivo – que deveriam estar juntos, somando forças para encontrar um caminho para a Previdência Social, retirando privilégios de onde devem ser tirados e abrindo caminho para um sistema mais justo, principalmente, olhando para as pessoas mais necessitadas.
Não é uma equação fácil de se resolver. Nenhuma proposta, definitivamente, vai agradar a todos, porque de alguma forma, o ônus maior vai cair no colo da população, que terá de esperar um pouco mais para se aposentar e contribuir mais para que o caixa seja suficiente para honrar os compromissos.
Por outro lado, aqueles que estão nas castas privilegiadas, não querem perder nada, não querem ceder em nada, ao passo que a grande maioria da população brasileira vai ter que dar a sua cota de sacrifício em prol da nova Previdência. E, ainda sim, sendo uma parte tão importante, a população está como um mero espectador de uma mudança que não é uma mudança qualquer; é uma mudança que afetará o futuro de todos.
Independente de posicionamentos político-ideológicos, este é um debate importante, que não podemos perder de vista. E esta não é a única reforma que o Brasil precisa. Outros embates virão...e que venham! O enfrentamento ainda é melhor do que o “esquecimento”.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

    Henrique Santillo: o legado de um político que não se esgota   Claudius Brito- Matéria publicada no Jornal/Portal CONTEXTO- Não é exagero dizer que Henrique Santillo foi um dos políticos da melhor envergadura que não só Anápolis e Goiás tiveram, mas o Brasil. Não, apenas, pelo fato de ter ocupado vários cargos públicos, nos níveis municipal, estadual e federal. Mas, sobretudo, pela humildade, o zelo com a coisa pública e com a honestidade, que o marcaram numa trajetória que merece um lugar especial nos livros de história. Até hoje, ainda surge muita coisa do legado deixado por Henrique Santillo, que faleceu no dia 25 de junho de 2002, portanto, há 20 anos. Há poucos dias, uma campanha de resgate à história, realizada pela Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), trouxe à tona uma de muitas ações que marcaram a carreira de Henrique Santillo e que pouca gente conhece. A sua visão e participação num momento importante para Goiás, que foi a divisão do Estado, com o desmembra

Pirraça, o bar!

      As cidades têm lugares marcantes: pode ser uma praça, um lago, um bosque, uma construção antiga, um grande arranha-céu ou, então, um bar. Em Anápolis, este lugar especial se chamava Pirraça. O bar funcionou por mais de 20 anos na esquina da Praça Dom Emanuel, no Bairro Jundiaí, tendo à frente o Seu Ronaldo, Dona Beth e os filhos: Ronaldo, Rogério, Renato e Lílian. Foram mais de duas décadas, muitas amizades e histórias.    O Pirraça tinha um charme: as árvores que faziam sombra na parte da frente onde ficam as mesas, dentro de uma espécie de cercadinho. Havia um é de caju, um de abacate e uma mangueira frondosa. Vez por outra, o abacateiro e o pé de manga “presenteavam” os fregueses com as frutas que despencavam lá de cima. Por sorte, ninguém nunca se machucou. Ainda bem que não tinha jaca. Mas, o Pirraça tinha também algumas figuras ímpares, como os garçons Itamar e Baiano.   O primeiro com uma cara mais séria, e o baiano, mais sorridente e experiente e que, seg

Eventos marcam celebração dos 112 anos de Anápolis

Neste mês de julho, Anápolis comemora 112 anos de emancipação político-administrativa. Desde o último 02/07, a Prefeitura de Anápolis iniciou a programação oficial com o lançamento dos programas Graduação e Integração e a retomada das obras da Unidade Básica de Saúde do Leblon. Nesta terça-feira, 09/07, o calendário festivo tem sequência com a assinatura da ordem de serviço para a construção da UPA Norte. O evento será às 18 horas. Na quarta-feira, 10, será entregue a Praça São Sebastião, no bairro de mesmo nome, na Rua Paraguai, às 19 horas e, na quinta-feira, 11, o Prefeito Roberto Naves estará fazendo a retomada das obras de construção da Unidade de Saúde Vila Norte, às 18 horas. No dia 17, a programação prevê a inauguração da Central Especializada em Distribuição de Medicamentos, às 18 horas. No dia 18, a Prefeitura entrega dois equipamentos de saúde, um mamógrafo de 64 canais e três aparelhos de raio-x digital. Os eventos serão às 8 horas e 9 horas, respectivamente. Já