Avançar para o conteúdo principal

Veículos emplacados em Anápolis passam de 267 mil


  

O Departamento Nacional de Trânsito acaba de divulgar o primeiro balanço da frota dos municípios, referente a janeiro de 2019. De acordo com levantamento feito pelo Jornal CONTEXTO na base de dados do órgão, o Município de Anápolis conta, atualmente, com um total de 267.506. Em janeiro de 2018, esse número era de 259.030. Portanto, houve um incremento de 3,27%. Um pouco abaixo da média de Goiás (3,61%) e do Brasil (3,79%).
  Conforme os números do DENATRAN, a maior parte da frota, contabilizada em janeiro deste ano, é composta por automóveis de passeio (134.923 - 50,4% do total), depois a de Motocicletas/Motonetas (72.435 - 27,08%); Caminhonetes/Camionetas (29.357 - 10,97%); Reboque/Semirreboque (12.968 - 4,85%); Caminhão/Caminhão-trator (12.947 - 4,84%); Ônibus/Microonibus (2.131 - 0,80%) e Utilitários (1.650 - 0,62%).
  Na comparação com janeiro de 2018, a categoria que mais cresceu foi a de Utilitários, passando de 1.504 para 1.650 (9,71%). Na sequência: Caminhonete/Camioneta (de 28.143 para 29.357 - 4,31%); Automóvel (de 130.184 para 134.923 - 3,64%); Motocicleta/Motoneta (de 70.354 para 72.435 - 2,96%); Reboque/Semirreboque (de 12.65 para 12.968 - 2,47%); Caminhão/Caminhão-trator (de 12.925 para 12.947 - 0,17%). Somente a frota de Ônibus/Microonibus encolheu: era de 2.181 em 2018 e agora é de 2.131, ou seja, um decréscimo de 2,29%.
  Em Goiás, a frota de veículos emplacados no mês de janeiro de 2019 bateu a marca de 3.920. 278 O estado lidera o ranking da frota na região Centro Oeste, à frente de Mato Grosso (2.090.296); Distrito Federal (1.818.184) e Mato Grosso do Sul (1.588.225). Já, no ranking nacional, Goiás aparece na oitava posição, atrás de São Paulo (29.139.343); Minas Gerais (11.220.658); Paraná (7.590.257); Rio Grande do Sul (7.096.733); Santa Catarina (5.167.626) e Bahia (4.15.720).
  Os 10 municípios goianos com as maiores frotas de veículos emplacados, são: Goiânia (1.175.105); Aparecida de Goiânia (290.480); Anápolis (267.507); Rio Verde (140.394); Itumbiara (83.489); Catalão (79.792); Jataí (75.157); Formosa (72.569); Luziânia (64.886) e Caldas Novas (63.429). A frota desses 10 municípios corresponde a nada menos que 58,99% da frota estadual.

Frota de emplacados em Anápolis

Automóvel - 134.923 (50.44%)
Caminhão/Caminhão-trator - 12.947 (4,84%)
Caminhonete/Camioneta - 29.357 (10,97%)
Motocicleta/Motoneta - 72.435 (27,08%)
Ônibus/Microonibus - 2.131 (0,80%)
Reboque/Semirreboque - 12.968 (4,85%)
Utilitários - 1.650 (0,62%)
TOTAL - 267.507

Frota de emplacados em Goiás

Automóvel - 1.850.561 (47,20%)
Caminhão/Caminhão-trator - 143.253 (3,65%)
Caminhonete/Camioneta - 457.75 (11,68%)
Motocicleta/Motoneta - 1.157.801 (29,53%)
Ônibus/Microonibus - 33.233 (0,85%)
Reboque/Semirreboque - 221.795 (5,66%)
Utilitários - 26.589 (0,68%)
TOTAL - 3.920.278

Ranking de emplacados em Goiás

1º Goiânia - 1.175.105
2º Aparecida de Goiânia - 290.480
3º Anápolis - 267.507
4º Rio Verde - 140.394
5º Itumbiara - 83.489
6º Catalão - 79.792
7º Jataí - 75.157
8º Formosa - 72.569
9º Luziânia - 64.886
10º Caldas Novas - 63.429

Ranking de emplacados no Brasil

1º São Paulo - 29.139.343
2º Minas Gerais - 11.220.658
3º Paraná - 7.590.257
4º Rio Grande do Sul - 7.096.733
5º Rio de Janeiro - 6.743.259
6º Santa Catarina - 5.167.626
7º Bahia - 4.15.720
8º Goiás - 3.920.278
9º Ceará - 3.157.948
10º Pernambuco - 3.020.338

Comentários

Mensagens populares deste blogue

    Henrique Santillo: o legado de um político que não se esgota   Claudius Brito- Matéria publicada no Jornal/Portal CONTEXTO- Não é exagero dizer que Henrique Santillo foi um dos políticos da melhor envergadura que não só Anápolis e Goiás tiveram, mas o Brasil. Não, apenas, pelo fato de ter ocupado vários cargos públicos, nos níveis municipal, estadual e federal. Mas, sobretudo, pela humildade, o zelo com a coisa pública e com a honestidade, que o marcaram numa trajetória que merece um lugar especial nos livros de história. Até hoje, ainda surge muita coisa do legado deixado por Henrique Santillo, que faleceu no dia 25 de junho de 2002, portanto, há 20 anos. Há poucos dias, uma campanha de resgate à história, realizada pela Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), trouxe à tona uma de muitas ações que marcaram a carreira de Henrique Santillo e que pouca gente conhece. A sua visão e participação num momento importante para Goiás, que foi a divisão do Estado, c...
  Do Líbano para Anápolis, uma viagem na história de Mounir Naoum   Claudius Brito- Especial para o Jornal CONTEXTO- No final da tarde da última terça-feira, 22/03, as portas da conhecida mansão da Avenida Maranhão, no Bairro Jundiaí, foram abertas. Para muitos, impressionou a beleza do lugar, a arquitetura, o verde.   Mas, de fato, a real beleza do lugar estava no lado dentro: um homem sentado num sofá, sorriso aberto e braços estendidos para quem chegasse para cumprimentá-lo. No alto dos seus mais de 90 anos de idade, humilde, lúcido e fraterno, ninguém menos que uma das principais personalidades da história de Anápolis, o empresário Mounir Naoum recebeu familiares, a imprensa e uma verdadeira legião de fervorosos amigos para o lançamento do livro: “Mounir Naoum - Do Líbano ao Centro-Oeste do Brasil”. Uma a uma, as pessoas que chegaram faziam questão de um abraço, uma pose para a foto. Devido às limitações da idade, ele não discursou no evento. Coube a Mou...

A praça era do povo I

Praça das Mães, número 163. Este foi, por algumas décadas, o nosso endereço. Meus pais - Edésio e Consuelo - eu, que lá cheguei ainda bebê, e os irmãos: Rosa, Márcio, Conceição, Alberto, Ailton e José (e, também, o Ismael), dividíamos os cômodos da casa, além da parentada que vinha de longe se hospedar, sobretudo, quando faziam algum tipo de tratamento nos hospitais da cidade. A nossa movimentada casa ficava na esquina de um logradouros que, à época, era considerado um dos principais cartões postais de Anápolis: a Praça das Mães. Um ponto de encontro da garotada, dos casais de namorados, das famílias. Ali, sempre havia alguém de manhã, à tarde ou à noite. Não havia medo. De fato, a praça era do povo! Havia muito espaço na Praça, calçadas de pedras, muita grama, coqueiros e pequenos jardins com muitas margaridas brancas. O gramado era cuidado com esmero por um “vigia” conhecido pelo apelido de “Pára-raio”. Justificava-se este apelido, pela velocidade que ele empreendia quand...