Avançar para o conteúdo principal


Novo presidente
A chapa única para a renovação da diretoria da Associação Comercial e Industrial de Anápolis, liderada pelo empresário Álvaro Otávio Dantas Maia, foi aclamada nesta quarta-feira, 03, após uma votação tranquila. O novo presidente, assim como o atual, Anastácios Apostolos Dagios, vem do setor da construção civil e já presidiu, por duas vezes, o sindicato patronal da categoria. Ele já chega com, pelo menos, duas missões importantes: prosseguir com o projeto do Comdefesa e a construção da nova sede da entidade, na área doada pelo Governo do Estado.



Convite de pé
Em entrevista à Rádio Manchester, o ex-deputado federal e ex-ministro das Cidades, Alexandre Baldy, atual secretário de Transportes Metropolitanos de São Paulo, afirmou que continua de pé o convite feito ao Prefeito Roberto Naves (PTB) para que ele se filie ao PP, partido que é presidido por Baldy em Goiás. Roberto, entretanto, conforme tem reiterado, diz que o foco, no momento, é a gestão e que, na ocasião oportuna, irá definir a questão partidária.



Previdência
Apesar de não estar no campo de atribuição dos vereadores, a reforma da Previdência foi o principal assunto na sessão ordinária da Câmara Municipal, na última quarta-feira, 03/04. E, pelo visto, a maioria dos parlamentares anapolinos está preocupada com o que vem por aí, especialmente, em relação à questão da definição do tempo de serviço e de contribuição. É um sinal de que este assunto ainda vai render muito. Afinal, ele mexe com a vida de todos os brasileiros.



Nome próprio I
O PSD pode ter candidato próprio em Anápolis. Quem garante é o presidente estadual do partido, Vilmar Rocha. Ele, aliás, está percorrendo o Brasil para reorganizar e fortalecer as bases estaduais da legenda. No mês de abril, Rocha deve estar em Anápolis e vai discutir com as lideranças locais a definição do Diretório Municipal e, também, a participação da legenda no pleito de 2020 no Município. O presidente do PSD de Goiás quer buscar lideranças novas e, dentre elas, emergir um nome para a disputa majoritária.



Nome próprio II
O MDB, também, praticamente já bateu o martelo: deve ter candidato a prefeito, nas próximas eleições em Anápolis. Essa, pelo menos, é uma tese defendida pelo presidente do Diretório Municipal, Márcio Corrêa. Com isso, a discussão daqui para a frente seria em relação à escolha do nome para a disputa. O próprio presidente, inclusive, é uma das alternativas da legenda.



Economia
O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Goiás, Sandro Mabel, deve vir a Anápolis, a convite da Câmara Municipal, para debater com os vereadores assuntos referentes à economia do Município. Inicialmente, a reunião está agendada para o próximo dia 10.



Fechamento de escolas
O Deputado Estadual Antônio Gomide (PT), apresentou, na Assembleia Legislativa, um Projeto de Lei prevendo a realização de consulta pública para avaliar o fechamento de escolas em municípios goianos. Segundo o parlamentar, em 90 dias, 18 escolas em Goiás foram fechadas, sob a alegação de um reordenamento de despesas com as unidades. Há casos - disse - de cidades com, até, 10 mil habitantes, como Santa Teresinha de Goiás, em que foram fechadas duas escolas estaduais de uma vez.



Maria da penha
O Deputado Estadual Amilton Filho (SD) está propondo, na Assembleia Legislativa, que homens condenados pela Lei Federal 11.340/2006, mais conhecida como a Lei Maria da Penha, sejam impedidos de assumir cargos públicos no Estado de Goiás. Ainda, pela proposta, a nomeação dessas pessoas somente poderá ocorrer após dois anos a partir da execução da pena ou quando esta for extinta.



Ministério Público
A Promotora Sandra Mara Garbelini, da 15º Promotoria da Comarca de Anápolis, assume a coordenadoria do Ministério Público em Anápolis. Ela ocupa a função que, até então, era designada ao Promotor Carlos Alexandre Marques.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

    Henrique Santillo: o legado de um político que não se esgota   Claudius Brito- Matéria publicada no Jornal/Portal CONTEXTO- Não é exagero dizer que Henrique Santillo foi um dos políticos da melhor envergadura que não só Anápolis e Goiás tiveram, mas o Brasil. Não, apenas, pelo fato de ter ocupado vários cargos públicos, nos níveis municipal, estadual e federal. Mas, sobretudo, pela humildade, o zelo com a coisa pública e com a honestidade, que o marcaram numa trajetória que merece um lugar especial nos livros de história. Até hoje, ainda surge muita coisa do legado deixado por Henrique Santillo, que faleceu no dia 25 de junho de 2002, portanto, há 20 anos. Há poucos dias, uma campanha de resgate à história, realizada pela Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), trouxe à tona uma de muitas ações que marcaram a carreira de Henrique Santillo e que pouca gente conhece. A sua visão e participação num momento importante para Goiás, que foi a divisão do Estado, c...
  Do Líbano para Anápolis, uma viagem na história de Mounir Naoum   Claudius Brito- Especial para o Jornal CONTEXTO- No final da tarde da última terça-feira, 22/03, as portas da conhecida mansão da Avenida Maranhão, no Bairro Jundiaí, foram abertas. Para muitos, impressionou a beleza do lugar, a arquitetura, o verde.   Mas, de fato, a real beleza do lugar estava no lado dentro: um homem sentado num sofá, sorriso aberto e braços estendidos para quem chegasse para cumprimentá-lo. No alto dos seus mais de 90 anos de idade, humilde, lúcido e fraterno, ninguém menos que uma das principais personalidades da história de Anápolis, o empresário Mounir Naoum recebeu familiares, a imprensa e uma verdadeira legião de fervorosos amigos para o lançamento do livro: “Mounir Naoum - Do Líbano ao Centro-Oeste do Brasil”. Uma a uma, as pessoas que chegaram faziam questão de um abraço, uma pose para a foto. Devido às limitações da idade, ele não discursou no evento. Coube a Mou...

A praça era do povo I

Praça das Mães, número 163. Este foi, por algumas décadas, o nosso endereço. Meus pais - Edésio e Consuelo - eu, que lá cheguei ainda bebê, e os irmãos: Rosa, Márcio, Conceição, Alberto, Ailton e José (e, também, o Ismael), dividíamos os cômodos da casa, além da parentada que vinha de longe se hospedar, sobretudo, quando faziam algum tipo de tratamento nos hospitais da cidade. A nossa movimentada casa ficava na esquina de um logradouros que, à época, era considerado um dos principais cartões postais de Anápolis: a Praça das Mães. Um ponto de encontro da garotada, dos casais de namorados, das famílias. Ali, sempre havia alguém de manhã, à tarde ou à noite. Não havia medo. De fato, a praça era do povo! Havia muito espaço na Praça, calçadas de pedras, muita grama, coqueiros e pequenos jardins com muitas margaridas brancas. O gramado era cuidado com esmero por um “vigia” conhecido pelo apelido de “Pára-raio”. Justificava-se este apelido, pela velocidade que ele empreendia quand...