O Governo Federal anuncia para o final deste mês, o leilão de
concessão para exploração comercial da Norte-Sul, com lance mínimo estipulado
em cerca mais de R$ 1,3 bilhão. É um assunto de muito interesse para Anápolis,
já que aqui é o marco zero da ferrovia e, não apenas isso, é um projeto
importante do ponto de vista estratégico, pois pode baratear custos no
escoamento da produção, dando mais competitividade à economia não apenas local,
mas de Goiás e do Brasil.
A expectativa, portanto, é que o leilão tenha êxito
e, de maneira célere, a ferrovia – que foi iniciada ainda na década de 80 no
Governo Sarney e inaugurada em 2014, no Governo Dilma Rousseff – possa ficar
operacional e cumprir com o seu papel de fomentar e fortalecer negócios. Agora,
para isso acontecer, muitos outros investimentos ainda devem acontecer como,
por exemplo, a implantação de um pátio ferroviário e, principalmente, a ligação
com a Ferrovia Centro-Atlântica. Acontecendo isso, haverá, efetivamente, a
integração Norte-Sul. Muitos bilhões de reais de recursos públicos foram gastos
na Norte-Sul. Houve, no meio do caminho, muitas denúncias de malversação e
corrupção que, infelizmente, mancharam o projeto.
Mas isso é coisa para o Ministério
Público, para a Polícia, para a Justiça e o Tribunal de Contas. Mas, tomara que
tudo isso fique no passado e a ferrovia entre nos trilhos. Anápolis e Goiás
esperam por isso. Se der tudo certo,
pode ser que tenhamos um novo ciclo econômico e de prosperidade. Vamos aguardar e tomar precaução de não
comemorar a vitória antes do devido tempo.
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