Avançar para o conteúdo principal

CONTEXTO POLÍTICO



Homenagem
A Câmara Municipal prestou, nesta quinta-feira, 14/03, uma homenagem à vereadora Vilma Rodrigues. Na data, completou-se um ano de sua morte prematura. O ato, comandado pelo presidente da Casa, vereador Leandro Ribeiro, contou com a presença do prefeito Roberto Naves; do filho da parlamentar, o delegado da Polícia Civil, Manoel Vanderic; além de várias autoridades e lideranças de Anápolis.
Vilma Rodrigues morreu aos 57 anos de idade, no dia 14 de março de 2018. Ela foi diagnosticada com um craniofaringioma, um tumor benigno localizado na base do cérebro, em uma região muito delicada. Lutou contra a doença, mas não resistiu.
A vereadora estava no primeiro exercício do primeiro mandato, tendo chegado ao parlamento anapolino com a segunda maior votação: 3.557 votos, atrás apenas do vereador e atual deputado estadual Antônio Gomide, eleito com 11.647 votos.
Por iniciativa da vereadora Thaís Souza, foi inaugurada no plenário do Legislativo, uma galeria com sete projetos que foram apresentados pela vereadora Vilma Rodrigues em seu mandato.




CPI da Enel
O Deputado Estadual Henrique Arantes (PTB), vai presidir a Comissão Parlamentar de Inquérito instalada para investigar a venda da CELG Distribuidora para a companhia italiana Enel e apurar os termos contratuais da privatização. O vice-presidente será o Deputado Diego Sorgato e o relator, o Deputado Cairo Salim (PROS). São membros titulares da comissão os deputados Henrique Arantes (PTB), Alysson Lima (PRB), autores da proposta, além de Diego Sorgatto (PSDB), Cairo Salim (Pros) e Amilton Filho (SD). Os cinco suplentes são: Rafael Gouveia (DC), Thiago Albernaz (SD), Vinícius Cirqueira (Pros), Antônio Gomide (PT) e Tião Caroço (PSDB). 



CPI dos Incentivos
Foi instalada na Assembleia Legislativa, a Comissão Parlamentar de Inquérito que vai investigar a concessão de incentivos fiscais e a venda de créditos outorgados no Estado de Goiás. A CPI foi proposta a partir de requerimento do deputado Humberto Aidar (MDB). Os membros titulares nessa CPI, são: Humberto Aidar (MDB), Talles Barreto (PSDB), Major Araújo (PRP), Álvaro Guimarães (DEM) e Vinícius Cirqueira (PROS). Os membros suplentes são: Delegado Eduardo Prado (PV), Tião Caroço (PSDB), Lucas Calil (PSD), Thiago Albernaz (SD) e Coronel Adailton (PP). Na última quinta-feira,14, o grupo se reuniu e definiu a presidência, a vice e a relatoria, que comandadas, respectivamente, pelos deputados: Álvaro Guimarães (DEM), Vinícius Cirqueira (PROS) e Humberto Aidar (MDB).



Cutucada
Na sessão ordinária da última quarta-feira, 13 (gravem este número), o vereador Wederson Lopes, que é do PSC e líder do Prefeito Roberto Naves na Câmara Municipal, cutucou a oposição ao dizer que a Administração estará entregando, somente neste início do ano, duas obras que foram deixadas para trás pelo governo do PT (legenda que carregada o número 13. Só uma coincidência). Ele referiu-se às inaugurações das unidades de Saúde do Arco Íris e do Bairro São José. E, até, mandou recado para as assessorias de oposicionistas que, segundo ele, ficam fazendo fake news nas redes sociais apontando o caos na saúde em Anápolis. Parlamentares da bancada do PT, Alfredo Landim e Professora Geli, não gostaram do tom dado líder da situação.



Segurança
O Vereador Pastor Elias (PSDB) informou que, nesta sexta-feira, 15/03, vai se reunir com o Comando Regional da Polícia Militar, Polícia Civil e Ministério Público, para discutir o problema das mortes violentas ocorridas em Anápolis. Segundo o parlamentar, foram mais de 30 homicídios registrados pela polícia até o momento em que fazia o seu pronunciamento na Câmara Municipal, na quarta-feira, 13. O vereador quer que, na ocasião, seja tirada uma proposta para ser levada ao Governador Ronaldo Caiado, de implantação de uma nova central de flagrantes na região Norte. Além do aumento de efetivo, sobretudo, de delegados da Polícia Civil.




Bom senso
O vereador João Feitosa, do PTB e aliado do Prefeito Roberto Naves, criticou a ação da Companhia Municipal de Trânsito e Transporte que, há poucos dias, fez uma investida na região do campo do Barro Preto, na Vila Santa Maria de Nazaré e, lá, multou vários veículos estacionados ao redor do espaço. Feitosa disse não se tratar de ser a favor de quem pode estar fazendo algo errado, mas, no caso, os agentes poderiam, na sua avaliação, terem “bom senso e sabedoria” e fazerem um trabalho de orientação e não de punição.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

    Henrique Santillo: o legado de um político que não se esgota   Claudius Brito- Matéria publicada no Jornal/Portal CONTEXTO- Não é exagero dizer que Henrique Santillo foi um dos políticos da melhor envergadura que não só Anápolis e Goiás tiveram, mas o Brasil. Não, apenas, pelo fato de ter ocupado vários cargos públicos, nos níveis municipal, estadual e federal. Mas, sobretudo, pela humildade, o zelo com a coisa pública e com a honestidade, que o marcaram numa trajetória que merece um lugar especial nos livros de história. Até hoje, ainda surge muita coisa do legado deixado por Henrique Santillo, que faleceu no dia 25 de junho de 2002, portanto, há 20 anos. Há poucos dias, uma campanha de resgate à história, realizada pela Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), trouxe à tona uma de muitas ações que marcaram a carreira de Henrique Santillo e que pouca gente conhece. A sua visão e participação num momento importante para Goiás, que foi a divisão do Estado, c...
  Do Líbano para Anápolis, uma viagem na história de Mounir Naoum   Claudius Brito- Especial para o Jornal CONTEXTO- No final da tarde da última terça-feira, 22/03, as portas da conhecida mansão da Avenida Maranhão, no Bairro Jundiaí, foram abertas. Para muitos, impressionou a beleza do lugar, a arquitetura, o verde.   Mas, de fato, a real beleza do lugar estava no lado dentro: um homem sentado num sofá, sorriso aberto e braços estendidos para quem chegasse para cumprimentá-lo. No alto dos seus mais de 90 anos de idade, humilde, lúcido e fraterno, ninguém menos que uma das principais personalidades da história de Anápolis, o empresário Mounir Naoum recebeu familiares, a imprensa e uma verdadeira legião de fervorosos amigos para o lançamento do livro: “Mounir Naoum - Do Líbano ao Centro-Oeste do Brasil”. Uma a uma, as pessoas que chegaram faziam questão de um abraço, uma pose para a foto. Devido às limitações da idade, ele não discursou no evento. Coube a Mou...

A praça era do povo I

Praça das Mães, número 163. Este foi, por algumas décadas, o nosso endereço. Meus pais - Edésio e Consuelo - eu, que lá cheguei ainda bebê, e os irmãos: Rosa, Márcio, Conceição, Alberto, Ailton e José (e, também, o Ismael), dividíamos os cômodos da casa, além da parentada que vinha de longe se hospedar, sobretudo, quando faziam algum tipo de tratamento nos hospitais da cidade. A nossa movimentada casa ficava na esquina de um logradouros que, à época, era considerado um dos principais cartões postais de Anápolis: a Praça das Mães. Um ponto de encontro da garotada, dos casais de namorados, das famílias. Ali, sempre havia alguém de manhã, à tarde ou à noite. Não havia medo. De fato, a praça era do povo! Havia muito espaço na Praça, calçadas de pedras, muita grama, coqueiros e pequenos jardins com muitas margaridas brancas. O gramado era cuidado com esmero por um “vigia” conhecido pelo apelido de “Pára-raio”. Justificava-se este apelido, pela velocidade que ele empreendia quand...